ABRAÇO – Associação Brasileira Comunitária para Prevenção do Abuso de Drogas

Histórico: Fundada em 1998

Finalidade: Prestar atendimento ambulatorial especializado e individualizado para dependentes químicos e familiares a partir de suporte psicológico e atividades terapêuticas. Além de desenvolver programas e ações efetivas na prevenção do uso e abuso de drogas.

Endereço: Rua Juca Procópio, 163, Centro, Lavras.

Projetos desenvolvidos: A associação realiza ações preventivas em escolas, empresas, associações de bairros e outros grupos organizados através da divulgação de informação sobre o uso e abuso de drogas, palestras, apresentações teatrais, danças e gincanas.

Em 2013 iniciou-se o projeto “Abraço na escola”, o qual tem duração permanente e é executado nas escolas municipais do município.

Em 2014, em parceria com o Banco do Brasil, teve início o programa “Menor aprendiz”.

Programas de atendimento em grupo:

Oficina de Pintura

Responsável: Valéria Brasil

Realizada duas vezes por semana com duração de duas horas com o objetivo estimular a criatividade e a expressão de emoções. Obtendo-se, assim, a adesão e o envolvimento dos sujeitos implicados no processo de mudanças nos campos afetivos, interpessoal e relacional.

Oficina de Artesanato

Responsável: Maristela Mara Fonseca

Realizada três vezes por semana com duração de duas horas para a aprendizagem de atividades específicas que possibilitam ao dependente e familiares desenvolverem novas habilidades, além de promover a socialização, uma vez que são realizadas em grupos mistos.

Programa de atendimento individual:

Responsável: Elizabeth Silveira Bello

A ABRAÇO presta tratamento psicológico ambulatorial para dependentes químicos e familiares numa perspectiva psicanalítica que visa fundamentalmente a construção de cada caso, buscando identificar o lugar ocupado pela droga na economia psíquica do sujeito.

O serviço realiza a triagem e o devido encaminhamento de atendimento psicológico. As entrevistas preliminares com as psicólogas propiciam ligar o paciente ao tratamento, tornando-o responsável pela construção do mesmo. Assim como na política de redução de danos, a abstinência será uma escolha do sujeito, uma consequência da qual o tratamento independe.

Campanhas tradicionais: São executadas campanhas em datas específicas, destacadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), voltadas a comunidade, como campanhas e blitz educativas, panfletagem, teatro, palestras, musical, etc.

São elas:

31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco

29 de Agosto – Dia Nacional sem Tabaco

26 de Junho – Dia Internacional da luta contra o uso e o tráfico de drogas

Como a sociedade pode ajudar? Com trabalhos voluntários e doações.

Contatos: (35) 3822-7772; abracolavras1@yahoo.com.br; www.facebook.com/abracolavras