Projeto Semear

Histórico:

O servente de pedreiro, Jeferson Tadeu A. Nogueira, 35 anos. resolveu levar a alimentação além da cozinha da própria casa. Numa noite de quinta-feira, ele cozinhou uma panela de sopa, colocou dentro do carro e saiu à procura de moradores de rua, juntamente a sua esposa Charlene Nunes (Luda).

Em uma dessas visitas, um desabrigado pediu que eles não os abandonassem e o pedido foi concedido. Entre histórias sofridas, frio e fome eles se sensibilizaram e mantiveram a causa.

Sendo uma família de classe média, sozinhos não poderiam manter o voluntariado semanalmente. Através do facebook, começaram a buscar doações de roupas, cobertores e alimentos. Muitas pessoas elogiaram o trabalho e, algumas elas resolveram se juntar e fazer mais por essas pessoas com vulnerabilidade social.

Criou-se o Projeto Semear. Com cerca de seis membros que buscam constantemente as doações, o Projeto lançou uma camiseta que será vendida para reverter a renda e ajudar nas despesas. O cardápio das quintas-feiras é variado, mas sempre buscando oferecer comidas com alto valor nutritivo e que satisfaça a necessidade dos desabrigados. “No começo eu ficava no carro pois não sabia qual poderia ser a reação deles ao nos aproximar. Hoje vejo que buscam ajuda e se sentem seguros conosco. Enquanto vão se alimentando, eles falam das famílias, das dificuldades enfrentadas nas ruas”, comenta Luda.

Endereço: Rua Tenente Jairo, Nº 169,  Bairro Jardim Floresta, Lavras

Projetos desenvolvidos:

O Projeto Semear entrega cerca de 30 marmitas ao moradores de rua toda quinta-feira. Durante a semana também são captadas e arrecadadas doações de cestas básicas, roupas, brinquedos, móveis e qualquer outro tipo de ajuda que esteja ao alcance dos integrantes do Projeto.

Uma vez ao mês é feito um mutirão em bairros carentes da cidade e zona rural onde são servidas marmitas e entrega de donativos arrecadados em forma de bazar gratuito.

O Projeto Semear também ajuda a localizar familiares dos moradores, devolvendo-o ao seio da família. Em outras ocasiões buscamos casas de recuperação para dependentes químicos e os encaminhamos de acordo com a necessidade.

Finalidade:

O Projeto tem como finalidade principal ajudar a suprir a carência, seja ela material ou afetiva, dos moradores de rua e diversas famílias desassistidas pelo município. É levar aos moradores de rua e famílias necessitadas não somente móveis, agasalhos e alimentos nas marmitas entregues toda quinta-feira, mas também levar dignidade, ombro amigo, ajuda na recuperação, motivação.

Entre muitas histórias, o grupo tenta resolver da melhor maneira possível, principalmente tentando localizar os familiares e arrecadando os valores correspondentes às passagens, encaminhando os desabrigados, tanto para o seio da família quanto para casas de recuperação de dependentes químicos.

Algumas pessoas também buscam a reabilitação e o Projeto encaminha às instituições específicas, como casas de recuperação para dependentes químicos, tendo uma forte parceria com a Casa Jeruel.

Como a sociedade pode ajudar?

As pessoas que quiserem contribuir com doações ou ajuda pessoalmente no dia da distribuição, podem acessar a página da Luda , do Projeto Semear ou encontrar a equipe, que se reúne toda quinta-feira, no estacionamento da rodoviária de Lavras, às 20h.

As camisetas podem ser adquiridas por intermédio do Projeto: (35) 99894- 3781

semear3    SEMEAR

semear_2    semear_4