10/12/2015- UFLA lança site para fortalecer entidades filantrópicas de Lavras e região

Por ocasião das festividades de aniversário da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com a realização da Semana de Cultura e Arte, entidades filantrópicas de Lavras e região são beneficiadas com os alimentos arrecadados. Da interação dessas entidades surgiu a ideia de organizarem uma rede de colaboração com o apoio da UFLA – intitulada Rede Solidária.

Em 2015, a Rede Solidária se fortaleceu e, com o apoio da UFLA, foram realizadas reuniões sistemáticas para a aproximação e troca de experiências entre os membros. Agora, mais um passo foi dado para estimular a interação entre as entidades e a comunidade de Lavras e região, com o lançamento do site www.redesolidaria.ufla.br.Trata-se de um canal de comunicação para facilitar a troca de experiências, as doações e o fortalecimento do espírito solidário.

Com esse novo espaço, pretende-se atingir um maior número de doações e atrair voluntários, além das entidades terem a oportunidade de apresentarem os trabalhos que são desenvolvidos durante todo o ano. O site já conta com 16 instituições parceiras, e a expectativa é que esse número aumente cada vez mais.

Para aqueles que pretendem fazer alguma doação, basta clicar em Como Participar. Nesse campo, há os dados e contatos de todas as entidades participantes. Além disso, para conhecer o trabalho realizado, é só acessar o link Instituições parceiras.

As pessoas interessadas em realizar trabalhos voluntários também poderão se cadastrar no site. Os dados serão disponibilizados somente para os representantes das instituições filantrópicas. As entidades que ainda não possuem cadastro podem entrar em contato por meio do e-mail:redesolidaria@ascom.ufla.br e solicitar a inclusão.

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir Oliveira, o objetivo da UFLA sempre foi o de incentivar a solidariedade, visando a maior aproximação entre a Universidade e a comunidade de Lavras e região. Com o site Rede Solidária essa interação poderá se fortalecer ainda mais.

Além disso, ele ressalta a possibilidade de participação dos estudantes da UFLA nas entidades. “A rede irá divulgar e favorecer ainda mais a criação de novos projetos de extensão envolvendo os estudantes de vários cursos da UFLA. Assim, os estudantes terão oportunidade de colocar em prática a teoria  e, o mais importante, terão a oportunidade de adquirir valores humanos, muito além do que é visto em sala de aula”, relata.

João Almir também salienta que essa rede de colaboração servirá como um fórum permanente de interação para ajuda mútua. “É muito importante a implantação desse canal de comunicação entre as entidades e toda a comunidade. Assim, será possível conhecer o grande número de entidades que atuam em Lavras e cidades vizinhas, nas mais variadas ações, envolvendo todas as faixas etárias. Além disso, incentivará cada voluntário a prestar sua solidariedade  seja prestando algum tipo de serviço ou mesmo com doações”, conclui.

Desde outubro a Rede tem se reunido periodicamente na UFLA.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA